segunda-feira, 7 de julho de 2008

NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

Nossa Senhora dos Prazeres
autor: Pe. Antônio Carlos D’Elboux,
ex-Pároco e ex-Reitor do Santuário
Em 1766, o português Morgado de Mateus, capitão-general da Capitania de São Paulo, mandou que, em vista de um projeto de extensão e defesa territoriais, começasse um povoado na região próxima do Rio Piracicaba. Também determinou ao povoador, Antônio Corrêa Barbosa, que fosse feita na nova povoação uma Capela em honra de N. Sra. dos Prazeres, que era tida por sua madrinha e deveria ser a padroeira da nova localidade. Ordenou ainda que ao lado da imagem principal no altar fossem colocadas as imagens de Santo Antônio e de São Luís, rei da França, já que se chamava Luiz Antônio, e tinha tais santos como seus protetores.
Alguns anos após a fundação do povoado, Antônio Corrêa Barbosa preferiu colocar como padroeiro o santo do seu nome, Santo Antônio. Diante das reclamações populares, o povoador teria inventado que N. Sra. dos Prazeres foi transportada por anjos, Rio Piracicaba abaixo. Antônio Corrêa Barbosa também achou melhor transferir o povoado para o lado esquerdo do Rio Piracicaba, já que o início do mesmo se dera no lado direito do rio, o lado da Vila Rezende. A mudança da povoação deu-se em 30 de julho de 1784.
Alguns historiadores piracicabanos, por ocasião dos 200 anos de criação da Freguesia (Paróquia) de Piracicaba, insistiram como bispo diocesano para que se perpetuasse a verdade histórica de que N. Sra. dos Prazeres foi a primeira padroeira de Piracicaba. Diante disso, durante uma especial sessão da Câmara Municipal e do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, na Catedral de Piracicaba, Dom Aníger Francisco de Maria Melillo, segundo bispo de Piracicaba, criou a Paróquia N. Sra. dos Prazeres, em 19 de junho de 1974, indo seu território de rio a rio e desmembrando-a integralmente da Paróquia Imaculada Conceição. Tal paróquia, porém, ficou anexada à paróquia de origem.
Quando Dom Eduardo Koaik veio para Piracicaba, no início de 1980, envidou esforços junto aos moradores da Nova Piracicaba e do Jardim Monumento para que fosse iniciada a Comunidade N. Sra. dos Prazeres. A primeira reunião aconteceu em 08 de junho de 1982. Muitas comissões se passaram, cada uma dando seu contributo para a construção do templo consagrado à N. Sra. dos Prazeres, celebrando suas sete grandes alegrias. A inauguração da Capela foi em 04 de agosto de 1984. Em 26 de agosto de 1990, foi colocada a pedra fundamental da futura Matriz.
A Paróquia foi recriada por Dom Eduardo, nosso terceiro bispo diocesano, em 31 de maio de 1996, acrescentando ao território original a Comunidade São Francisco de Assis, do Jardim Mercedes. A instalação da Paróquia e a posse do Pe. Antônio Carlos D’ Elboux aconteceram em 15 de junho de 1996. No dia 26 de julho de 2001, Dom Eduardo elevou a Igreja Matriz a Santuário Diocesano. Neste 15 de agosto, dia de Nossa Senhora dos Prazeres, às 10h, Dom Fernando Mason, nosso quinto e atual bispo diocesano, presidirá a dedicação exclusiva de nosso Santuário ao Senhor nosso Deus. Para nós é dia de grande festa que queremos compartilhar com vocês. Participem conosco!

Nenhum comentário: