segunda-feira, 7 de julho de 2008

Piracicaba Parou Para Ver Leônidas

Piracicaba parou para ver Leônidas
O "Diamante Negro" era ídolo das multidões
Eram tempos em que a ESALQ e o CALQ brilhavam no cenário esportivo de Piracicaba. O "A Encarnado" era coqueluche da cidade, uma das forças do futebol amador, com projeção estadual. No dia 19 de setembro de 1943, para comemorar o aniversário da Escola, nada menos do que o poderosíssimo time do São Paulo F.C. - então a principal força do futebol brasileiro - veio jogar em Piracicaba. Contra o time da "Escola", o São João da Montanha.
Piracicaba parou. O mais famoso jogador brasileiro da época - e, com certeza, de todas as épocas, apenas superado por Pelé - viera jogar em Piracicaba: Leônidas da Silva, o "Diamante Negro", o "Homem Borracha", o inventor do "gol de bicicleta". O jogo se realizou em Vila Rezende, no Estádio Dr.Koch. O time piracicabano perdeu por 8 a 2, mas o espetáculo se tornou inesquecível: a vinda de Leônidas - com a linha de ataque fulminante: Luizinho, Sastre, Remo e Leopoldo (Pardal, na reserva) - passou para a história dos esportes locais.
Note-se que o "Remo" citado aqui, é o mesmo Remo que anos mais tarde veio para Piracicaba e empregou-se na camisaria do sr. Fred Helou Kraide e cujo ajudante de cortes era nada menos que Jair de Souza Palma, o Colecionador desta página.

Nenhum comentário: