segunda-feira, 7 de julho de 2008

PASTOR E. H. QUILLIN - 1º Pastor Batista em Piracicaba

Primeiro pastor batista foi professor dos filhos de Prudente de Moraes
Fonte: Memorial de Piracicaba 2002/03, de Cecílio Elias Netto
Autoria: Beatriz Elias
Em Santa Bárbara, também a primeira igreja Batista do Brasil
Já bastante divulgado tem sido o início do trabalho metodista na região de Piracicaba e Santa Bárbara D'Oeste, sendo a primeira escola daquele denominação religiosa o Colégio Piracicabano, fundado em 1881, por Miss Martha Watts, em Piracicaba. O que muitos ainda ignoram é que também a primeira Igreja Batista no Brasil estabeleceu-se em Santa Bárbara D'Oeste, em 1879. Tendo como pastor E.H. Quillim, a Missão Batista registra que, em 1881, a igreja contava 32 membros.
Descendente de irlandeses, Quillim nasceu em 1822, no Tennessee, e foi consagrado pastor em 1858, depois de ter atuado como professor. Foi missionário entre soldados da Guerra da Secessão, antes de vir ao Brasil. Em relato feito a Betty Antunes de Oliveira, no livro "Centelha em restolho seco", uma das netas do Rev. Quillin, assim o descreveu:
"Meu avô era aleijado de nascença, um homem de grande preparação intelectual e rara inteligência. Foi professor num colégio em Santos, depois em Piracicaba, onde lecionou para os filhos e genros de Prudente de Moraes. Foi, depois, pastor Batista por quatro anos, quando também lecionou a alunos de ambos os sexos... Por dificuldades financeiras, meu avô foi tentar a vida em Itatiba, deixando a família em Santa Bárbara, onde minha avó lecionava inglês e francês".

Nenhum comentário: