segunda-feira, 7 de julho de 2008

PIRACICABA - BOCA DO SERTÃO

Piracicaba, "Boca do Sertão".
Nossas origens sertanejas.
Fonte: Memorial de Piracicaba, 2002/03, do autor
Autoria: Cecílio Elias Netto
O caipiracicabano tem sentido.
Nossas terras formavam grande parte do sertão paulista.
As extensas terras piracicabanas
O historiador Jair Toledo Veiga publicou, no "Diário de Piracicaba"de 1º de agosto de 1963, um trabalho em que pretendeu estabelecer as divisas de Piracicaba, então município de Vila Nova da Constituição, à época de sua criação. A seguir, uma síntese do trabalho, que o autor ressalta poder conter alguma inexatidão:
1. Do lado de Mogi Mirim (fundada em 1650) , separada pelo Ribeirão Barcelos, mais adiante com Casa Branca. Assim, estavam em território piracicabano as atuais cidades de Rio Claro,Limeira, Araras, Pirassununga, São Carlos, à margem esquerda do Ribeirão Monjolinho, Descalvado, Araraquara, "no planalto entre o rio Piracicaba e o Mogi Guaçu, à margem deste (...), perdendo-se nos confins destes sertões".
2. Por "estes sertões", o município de Piracicaba iria até Minas Gerais e por isso, incluindo Jaboticabal, Bebedouro, Pitangueiras e São José do Rio Preto.
3. Nessa direção, abrangeria, ainda, as cidades de Jaú, Dois Córregos, Torrinha, Brotas e cidades até Bauru.
4. Para os lados de Itu, pelo Ribeirão de Mombuca, distante desta quatro léguas, e para o lado de Campinas, nunca houve divisas.
5. Com Porto Feliz, a melhor divisa desta vila, com a de Monte Mor " a buscar Mombuca, descendo por ele abaixo, até a estrada que segue para Itu, daí em reta, ao Monte Lindo e em reta ao Morro Grande, que está na cabeceira do Rocha, deste em linha reta ao Tietê, barra do Ribeirão das Pederneiras".
6. Do lado de Botucatu, "a buscar a Povoação de Santa, ao pé da Serra do Guareí".
Desmembramentos
A primeira vila a se desmembrar do território piracicabano foi Araraquara, em 1832. A partir de Araraquara, foi-se desmembrando toda a vastidão do que era conhecido como "sertão paulista". Por esse motivo, Piracicaba foi chamada, durante muitos anos, como "Boca do Sertão", ou seja, a cidade pela qual se obteria caminho para o vasto sertão de São Paulo.
As primeiras sesmarias
Piracicaba foi formada por concessão de sesmarias. Documentadas, as primeiras dez concessões, no século XVIII, foram para:
1. Felipe Cardoso (1726), uma légua de largo e uma légua de comprido; 2. Francisco Coelho Santiago (1728), uma légua em quadra; 3. Manoel Antônio de Araújo (1781), légua e meia em quadra; 4. Manoel Francisco Gil (1782), "não excedendo de três léguas"; 5. Manuel Francisco da Silva (1782), "contanto que não exceda de três léguas"; 6. Felisberto Castanho Lara (1782), légua e meia de terras em quadra; 7. Antônio Corrêa Barbosa (1783), "inteirando-se nas sobras das mais sesmarias que daqueles campos se têm tirado, contanto que não exceda da quantidade de três léguas"; 8. André Sampaio Botelho, Joaquim Luiz Botelho de Freitase Manoel da Silva Collares (1784), três léguas em quadra; 9. Manuel José Velho (1784), três léguas em quadra; 10.Carlos Bartolomeu de Arruda (1785), três léguas de testada com três léguas de sertão.

Nenhum comentário: